Revista Crescer Na Cbn - Daniela Tófoli

Informações:

Sinopsis

Os desafios de pais e mães na criação dos seus filhos.

Episodios

  • 'Vivenciar violência em casa pode levar a criança a replicar comportamentos agressivos'

    14/07/2021 Duración: 04min

    Depois das cenas de agressão do DJ Ivis a mulher na frente da filha de 9 meses, a Revista Crescer traz o debate dos impactos que os casos de violência doméstica podem ter nos comportamentos e sentimentos dos bebês. 'Eles não têm uma noção da agressividade da cena, mas sente o ambiente de violência', destaca Sabrina Ongaratto. Os médicos chamam isso de memória sensitiva.

  • Governo de SP libera aulas presenciais normais no estado

    07/07/2021 Duración: 07min

    A nova norma já está valendo para todas as redes de ensino pública e privada. Antes, existia a limitação para 35% de ocupação dos alunos matriculados. Apesar da manutenção das regras sanitárias de distanciamento e uso de máscaras, a dúvida que fica é sobre a saúde das crianças. 'A saúde mental, a falta de convivência com os colegas são prejuízos maiores do que os riscos para a Covid-19', informa Sabrina Ongaratto.

  • Período de isolamento social esvaziou os consultórios pediátricos

    30/06/2021 Duración: 07min

    Pesquisa Ibope mostra que 44% dos mil entrevistados deixaram de levar os filhos ao pediatra. Especialistas alertam para o riscos de deixar de fazer exames de rotina. 'É melhor trabalhar a prevenção do que correr atrás quando já tem um problema sedimentado', destaca Ana Paula Pontes, da Revista Crescer.

  • Tem problema usar aquecedor no quarto das crianças?

    23/06/2021 Duración: 04min

    Sabrina Ongaratto explica que alguns cuidados devem ser tomados para que o aparelho seja uma solução para o frio e não traga prejuízos para a saúde. 'Especialistas explicam que aquecedores diminuem a umidade do ar. Com isso, as vias aéreas ficam ressecadas e não cumprem o papel de filtrar vírus e bactérias, por exemplo', esclarece.

  • CFM faz mudanças para transferência de embriões em mulheres

    16/06/2021 Duración: 03min

    No Brasil, agora, mulheres com até 37 anos podem ter até dois embriões transferidos e aquelas com mais de 37, até três embriões. Antes, até 35 podiam ter no máximo dois; 36 a 39, até três; e, acima de 39, até quatro. 'O objetivo é diminuir o risco de gestações múltiplas, principalmente, aquelas com três ou mais bebês, porque tanto as mães quanto os bebês correm riscos', explica Sabrina Ongaratto.

  • Aumento da Covid-19 entre crianças preocupa pais e outros responsáveis

    09/06/2021 Duración: 03min

    A maioria das crianças internada em hospital ouvido pela reportagem da Revista Crescer é bem pequena e ainda não frequenta creches e escolas. Especialistas não acreditam que as aulas presenciais estejam contribuindo para esse aumento.

  • Mulheres com miastenia precisam tomar série de cuidados com a gravidez

    02/06/2021 Duración: 03min

    A doença afeta a comunicação entre nervos e músculos e causa diversos sintomas. É uma condição rara que atinge mulheres dos 20 aos 40 anos, aproximadamente. Todos os detalhes sobre a conscientização acerca da miastenia estão no site da Revista Crescer.

  • É altamente improvável que as crianças sejam mais afetadas por uma nova onda da Covid-19

    26/05/2021 Duración: 04min

    Se houver aumento geral dos indivíduos infectados, também pode haver maior número de crianças com o coronavírus. Mas especialistas não veem evidências de que as novas variantes afetem as crianças de forma especial. Os detalhes estão no site da Revista Crescer.

  • Tragédias como a de Santa Catarina podem gerar 'memória de sensações' nas crianças

    05/05/2021 Duración: 03min

    Mesmo que as crianças não se lembrem exatamente do que ocorreu no momento, o impacto da experiência fica registrado. Pais também podem acabar lidando com o trauma adotando uma atitude de superproteção. Reportagem da Revista Crescer também aborda como conversar com os pequenos sobre assuntos tão difíceis sem causar pânico.

  • Como caminhar para um mundo mais sustentável?

    28/04/2021 Duración: 07min

    Renata Menezes comenta a matéria feita pela Revista Crescer sobre como uma família pode agir a favor do meio ambiente. Menezes cita algumas dicas para hábitos melhores: 'no seu condomínio você combinar de organizar a coleta seletiva, reduzir consumo de carne'. E faz um lembrete: 'a gente precisar martelar na cabeça das nossas crianças que os recursos do nosso planeta não são infinitos'.

  • Ocorrência da roséola cresce entre crianças durante a pandemia

    21/04/2021 Duración: 05min

    Ana Paula Pontes destaca o aumento da roséola entre as crianças durante a pandemia da Covid-19. Um estudo publicado no Japão detectou um aumento significativo de ocorrências hospitalares entre junho e dezembro de 2020, se comparado o entre anos 2015 e 2019. 'Esse crescimento pode estar associado ao maior contato domiciliar entre os familiares e os bebês. É muito comum que mães e pais transmitam o herpes vírus', explica Pontes.

  • Pandemia afeta a saúde mental das crianças em várias faixas etárias

    14/04/2021 Duración: 09min

    O isolamento provoca efeitos também nos pequenos. Quem está em idade escolar pode sofrer ainda mais com a mudança na rotina, por causa da falta de socialização. Pais devem ficar de olho em alteração brusca no comportamento e em sintomas físicos. Ouça algumas dicas para minimizar o sofrimento das crianças.

  • Alfabetização na pandemia vem afligindo pais e mães

    07/04/2021 Duración: 10min

    Muitas crianças não têm recursos para assistir às aulas à distância ou não têm se adaptado ao formato. Para quem está aprendendo a ler e escrever, a situação é ainda mais complexa. Reportagem da Revista Crescer ouviu especialista que explicou que a atenção compartilhada é fundamental para o aprendizado.

  • 'Vacina contra a gripe sempre foi importante, mas, agora, se faz ainda mais urgente'

    31/03/2021 Duración: 05min

    Chegou o outono e, com ele, costuma haver maior incidência de vírus respiratórios. Ana Paula Pontes ressalta outro motivo fundamental para tomar a vacina: não é uma boa hora para precisar de hospitais.

  • Em dez anos, os divórcios aumentaram 85% em São Paulo

    17/03/2021 Duración: 04min

    No Brasil inteiro, o dado é de 63%. Revista Crescer investigou a relação da pandemia com esse 'boom' nos términos dos casamentos.

  • Com relaxamento das medidas de isolamento social, casos de bronquiolite aumentam

    10/03/2021 Duración: 05min

    Ana Paula Pontes destaca que o período de pico de casos da doença é entre março e maio, mas, neste ano, se percebeu um forte crescimento desde o começo de fevereiro. Isso ocorreu provavelmente porque houve um relaxamento das regras de isolamento social. Comentarista destaca que é importante ficar atento e conversar com o pediatra logo nos primeiros sintomas.

  • Ir ou não às aulas presenciais? Eis a questão...

    03/03/2021 Duración: 04min

    Reportagem da Revista Crescer listou os prós e contras de mandar as crianças para as escolas nesse momento. Ganho em relação à saúde mental e maior atenção às aulas são algumas das vantagens. Já entre as desvantagens está o risco de contrair coronavírus, claro.

  • O poder da imaginação

    24/02/2021 Duración: 03min

    É essa capacidade que vem nos salvando na pandemia, avalia Ana Paula Pontes. Estimular a imaginação da criança pode ajudá-la a buscar soluções criativas, entender as próprias emoções e muito mais. Reportagem da Revista Crescer detalha esse assunto.

  • 'Confundir lipedema com obesidade tira a chance de tratamento dos pacientes'

    17/02/2021 Duración: 03min

    Sabrina Ongaratto explicou a doença que atinge, majoritariamente, as mulheres e é mais comum após a gravidez. O lipedema impossibilita o emagrecimento de certas partes do corpo, mesmo com exercícios físicos e dietas. A comentarista afirmou que 75% das mulheres tiveram diagnósticos confundidos com obesidade. A doença tem tratamento cirúrgico.

  • Mães também sentem raiva

    10/02/2021 Duración: 05min

    É isso mesmo. Esse ser aparentemente imaculado que é a mãe é, na verdade, um ser humano como qualquer outro, que pode ser duramente afetado pela rotina com os filhos - principalmente durante um período como o da pandemia. Reportagem da Revista Crescer traz depoimentos sobre o assunto e falas de especialistas que explicam quando é hora de buscar ajuda para lidar com os próprios sentimentos.

página 1 de 2