Sinopsis
O estresse é caracterizado pelo desgaste que ocorre no dia a dia da pessoa, em que ela é forçada a enfrentar diferentes situações que a deixam irritada, amedrontada, confusa etc. Assim, nos contextos estressantes, surgem emoções fortes, tensões emocionais e um estressor (agente produtor de estresse).
Além disso, o estresse é um sintoma que muda o estado emocional de forma indescritível. Ele pode ser caracterizado por sensações de irritação, medo, desconforto, preocupação, frustração, indignação, nervosismo e ser motivado por diversas razões. Muitas vezes, a causa do estresse é desconhecida.
Quando o estresse interfere na vida e no trabalho (fazendo com que seja difícil passar dias tranquilos por um longo período), ele pode ser perigoso tanto para a mente quanto para o corpo. Isso acontece porque o estresse também leva a incômodos físicos.
O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão, devido à mudança brusca no estilo de vida e à exposição a determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir certo tipo de angústia — no caso da Síndrome de Burnout — concernente à motivação no trabalho, ao relacionamento com metas, a cobranças etc. Assim, ele pode estar presente em forma de doenças, conflitos psicológicos e situações do cotidiano.
Em relação à ansiedade, uma dose dela é normal e faz bem. Essa condição pode ser decorrente de uma entrevista de trabalho, uma viagem, um exame de vestibular ou uma situação de risco em potencial (quando, por exemplo, se caminha em uma rua deserta com a sensação de ser seguido). Dessa forma, a ansiedade costuma deixar as pessoas sempre em estado de alerta.
Do ponto de vista psíquico, a ansiedade é um estado de apreensão, expectativa ou medo diante do inesperado, acompanhada por uma sensação de desconforto e insegurança.
Na Bíblia, há relatos sobre a ansiedade. Um deles é o do rei Davi, que questionou até quando teria ansiedade, preocupação e tristeza em seu coração