Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão
- Autor: Vários
- Narrador: Vários
- Editor: Podcast
- Duración: 3:30:11
- Mas informaciones
Informações:
Sinopsis
Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.
Episodios
-
'É crime de responsabilidade criar conflito o tempo todo, presidente deve unir federação'
01/03/2021 Duración: 09minMíriam Leitão comenta embate entre governadores e presidente Bolsonaro, que veio à tona depois de o presidente culpar os estados pela situação da pandemia. Uma dura carta dos governadores foi elaborada em reação aos ataques do presidente. 'Foi um conflito federativo que o presidente criou. Um ano depois, ele mantém esse conflito'.
-
Os 'jabutis' da PEC Emergencial
01/03/2021 Duración: 05minMíriam Leitão fala sobre auxílio emergencial e a reunião desse domingo no Palácio Alvorada entre Bolsonaro, ministros e os presidentes da Câmara e do Senado. Míriam Leitão faz uma análise das consequências da PEC Emergencial, caso o texto seja aprovado da forma como foi apresentado. O Universidade para Todos e o ProUni podem ser afetados.
-
'Semana foi muito difícil em todas as áreas'
26/02/2021 Duración: 10minNo resumo da semana, Míriam Leitão destaca a situação da saúde no Brasil. Ela afirma que chegamos no maior número de mortes por Covid-19 em um dia e a perspectiva é muito ruim. Na política, o assunto dominante é a 'PEC da impunidade', que a comentarista destaca que é 'completamente sem propósito'. E no campo econômico, não sobrou nada do discurso liberal da equipe econômica do governo Bolsonaro.
-
'O comportamento do presidente da República é criminoso'
26/02/2021 Duración: 06minMíriam Leitão destaca que, um ano depois, o país está no pior momento da pandemia e sem horizonte. Ela acrescenta que, enquanto vivemos risco de colapso nacional, o presidente fala contra uso da máscara.
-
PEC 'é uma subversão da ideia de imunidade parlamentar'
25/02/2021 Duración: 07minMíriam Leitão destaca que a imunidade parlamentar é importante para proteger o exercício democrático do mandato, mas a PEC que está tramitando tem 'um desvio de finalidade'. 'Nesse momento, o Congresso está conspirando para transformar uma prerrogativa de defesa da democracia em uma imunidade de criminosos', avalia.
-
Após um ano de luto, Brasil chega ao pior momento da pandemia ainda desgovernado
25/02/2021 Duración: 06minMíriam Leitão comenta a reportagem de O Globo desta quinta-feira. O país ultrapassou 250 mil mortos em quase um ano de pandemia e está há 34 dias com mortes acima de mil por dia.
-
MP da Eletrobras é encenação do governo
24/02/2021 Duración: 08minMíriam Leitão avalia que o presidente entregou a medida provisória para privatizar a Eletrobras com o objetivo de parecer que o governo irá voltar ao caminho liberal, e também para fazer um afago a Paulo Guedes. Entretanto, se Bolsonaro realmente tivesse vontade de privatizar, ele teria mobilizado suas bases para votar o projeto de lei que está no Congresso.
-
'O governo colocou um jabuti enorme na PEC emergencial'
24/02/2021 Duración: 06minMíriam Leitão fala sobre a PEC emergencial, que foi adiada. 'Não faz sentido nenhum propor uma coisa tão complexa e sem explicação para ser votada em dois dias'. Ela acrescenta que o auxílio emergencial será um gasto solto no espaço. 'A equipe econômica teve muito tempo para fazer a engenharia fiscal que tornaria esse gasto possível'.
-
'Não dá para ser feito de afogadilho uma coisa tão profunda'
23/02/2021 Duración: 07minMíriam Leitão critica a proposta para aprovar uma PEC como condição para dar o auxílio emergencial. Pela versão divulgada ontem ela elimina todas as vinculações constitucionais para saúde e educação. 'É preciso discutir direito como fazer isso para não deixar as duas áreas sem os recursos necessários', diz.
-
'Governo está disposto a trocar todo o conselho da Petrobras caso não concordem com mudança'
23/02/2021 Duración: 06minMíriam comenta cenário da Petrobras após troca no comando da estatal e reunião do conselho que vai avaliar mudança. 'Eles vão receber resultado de 2020, que é de lucro, e aprovar a condução do general Luna para o conselho.'
-
'É muito mais que um rebanho eletrônico'
22/02/2021 Duración: 07minMíriam Leitão comenta fala do vice presidente Hamilton Mourão, que minimizou as perdas do mercado em função das turbulências na Petrobras. ‘É uma queda muito grande e atinge todos os ativos do Brasil. É uma perda de confiança no país. É muito mais que um rebanho eletrônico, expressão usada pelo vice-presidente’. Analista comenta que o cenário é muito mais complexo do que uma simplificação populista como a que tentou fazer o vice.
-
Petrobras: 'avaliação é que houve intervenção'
22/02/2021 Duración: 06minA mudança na direção da Petrobras, feita pelo presidente Jair Bolsonaro, levou apreensão ao mercado e aos economistas. ‘Avaliação mais comum é que isso é intervenção, ou ainda, o aprofundamento de uma política econômica intervencionista’. Ações da estatal despencaram e há um clima de apreensão.
-
'Bolsonaro fez uma crítica de caso pensado para provocar a demissão do presidente da Petrobras'
19/02/2021 Duración: 09minMiriam Leitão faz um resumo dos assuntos da semana, com destaque para a Petrobras. Ela explica que o presidente da empresa, Roberto Castello Branco, não tem intenção de sair ou pedir demissão. Ele também só pode ser demitido por Bolsonaro se o conselho aprovar. Míriam Leitão cita o comentarista da CBN e colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, que deu a informação de que, na próxima terça-feira, o Conselho de Administração da Petrobras vai se reunir para decidir a recondução ou não do presidente da empresa.
-
Bolsonaro quer demitir presidente da Petrobras
19/02/2021 Duración: 06minMíriam Leitão explica que Gilberto Castelo Branco só não foi demitido porque o presidente Jair Bolsonaro precisa da concordância do conselho de administração. Na noite de quinta-feira, Bolsonaro fez declarações com críticas ao presidente da Petrobras para provocar um pedido de demissão do próprio Castello Branco, que não pretende deixar o cargo.
-
'Governo Federal não precisa de inimigos, ele mesmo cria os problemas'
18/02/2021 Duración: 05minMíriam Leitão criticou os problemas causados pelo governo e por aliados em meio a necessidade do andamento de pautas econômicas, como o auxílio emergencial. A comentarista disse que depois que a prisão do deputado Daniel Silveira for resolvida, ainda vai ser preciso solucionar o problema causado pelo presidente Jair Bolsonaro ao facilitar posse e porte de arma no país. Sobre a detenção do deputado, Míriam afirmou que a tendência é de que a prisão seja confirmada em plenário.
-
'É melhor para a relação entre os poderes que a reposta seja forte'
18/02/2021 Duración: 05minMíriam Leitão fala sobre a decisão unânime do STF de manter a prisão de Daniel Silveira. 'O recado dos 11 votos é que o Supremo não vai transigir'. Segundo ela, na Câmara, ainda não há voto para reverter a decisão. A Câmara decidiu reativar o Conselho de Ética e vai representar contra o deputado federal. 'O que o Supremo fez foi dar um tiro no coração de certas práticas dos seguidores de Bolsonaro'.
-
'Ao invés de reativar economia, estado de calamidade pode causar uma recessão'
17/02/2021 Duración: 08minMíriam Leitão analisou a intenção do Governo Federal de tornar a cláusula de calamidade permanente e mais ampla. A comentarista afirmou que a grande preocupação da equipe econômica é a inflação. 'Um aumento de gasto agora, mesmo que importante, pode passar a visão de que a situação fiscal piorou e está fora de controle', opina Míriam.
-
'O presidente está querendo formar milícias políticas'
17/02/2021 Duración: 06minMíriam Leitão fala sobre o decreto de Bolsonaro que torna mais fácil o acesso as armas e a prioridade dada ao projeto. 'Isso não é segurança pública'. Míriam explica que o presidente quer formar milícias políticas que o apoiem.
-
'Auxílio tem que chegar e o governo tem que equilibrar as contas públicas'
12/02/2021 Duración: 06minMíriam Leitão analisou a semana econômica do país com a aprovação da autonomia do Banco Central e o planejamento de um novo auxílio emergencial. A comentarista disse que o BC era tema político há muito tempo, mas que não era prioridade nesse momento. Sobre o auxílio para população, Míriam afirmou que o dinheiro tem que chegar nas mãos dos brasileiros e o Governo Federal tem que dar um jeito de equilibrar as contas.
-
'O ministro Paulo Guedes está querendo o caminho mais fácil'
12/02/2021 Duración: 06minMíriam Leitão fala sobre o ministro Paulo Guedes que quer a inclusão da PEC de Guerra como solução para o auxílio emergencial. Miriam destaca que Paulo Guedes não fez o trabalho que precisava ser feito nesses meses todos, que era preparar uma proposta consistente para ampliação do auxílio emergencial por mais um tempo. 'Essa é a solução fácil, de quem não se preparou para esse momento'.