Academia Cbn - Mario Sergio Cortella

Informações:

Sinopsis

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.

Episodios

  • A falta de disposição para ouvir o outro

    A falta de disposição para ouvir o outro

    01/03/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre ruído contínuo, a distração desfocante. 'A incapacidade que muitas pessoas têm de prestar atenção em outras pessoas'.

  • Com quem andas?

    Com quem andas?

    26/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre associação espantosa, a parceria insólita. Cortella destaca o campo das alianças e das convivências. Ele cita Millor Fernandes para ajudar na reflexão.

  • O triunfalismo tem que ser provado na prática

    O triunfalismo tem que ser provado na prática

    25/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre crença relativa, a postura triunfal. 'Uma visão sobre nós mesmos, dentro do Brasil, que em alguns momentos se aproxima de um triunfalismo'.

  • A desordem traz desperdício de energia em tempos de crise

    A desordem traz desperdício de energia em tempos de crise

    24/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre barafunda expressiva, a mixórdia robusta. 'Quando as coisas se misturam de um modo que tornam tudo muito mais desordenado, trazem ainda mais perturbação'. Ele cita Machado de Assis para ajudar na reflexão.

  • Falta vacina porque não houve planejamento

    Falta vacina porque não houve planejamento

    23/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre constatação evidente, a raridade súbita. A reflexão envolve a questão da falta de vacina. Cortella destaca a ideia da previsão e a importância do planejamento.

  • O compadrio e o favorecimento mútuo

    O compadrio e o favorecimento mútuo

    22/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre interesse recíproco, favorecimento mútuo. Ele cita 'os abraços, não como forma de afeto, mas como interesse recíproco'.

  • Há uma agregação que se deseja, mas em alguns momentos ela tem que ficar escanteada’

    'Há uma agregação que se deseja, mas em alguns momentos ela tem que ficar escanteada’

    19/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre agregação desejada, a junção protetiva. Cortella destaca que a convivência é necessária, mas agora precisa ser evitada.

  • A ciência não tem pátria

    'A ciência não tem pátria'

    18/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre ideal urgente, conhecimento partilhado. 'A ideia decisiva nos tempos atuais mostra que a ciência não pode ser apenas um negócio'. Cortella cita Louis Pasteur na reflexão.

  • As encrencas criadas pela civilização para se locomover

    As encrencas criadas pela civilização para se locomover

    17/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre criação dúbia, a encrenca voluntária. 'Fazemos muitos e muitos meios de locomoção e eles são tantos e oferecidos com alguma facilidade que tudo trava’.

  • É triste não poder botar o bloco na rua, mas é necessário

    É triste não poder botar o bloco na rua, mas é necessário

    16/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre reclusão forçada, a confusão viral. 'Nossa reclusão é força e protetiva, mas não significa que a gente não lamente'. Cortella acrescenta que 'não é bom, mas é necessário; não é agradável, mas é decisivo'.

  • Ponto facultativo é coisa típica do Brasil

    Ponto facultativo é coisa típica do Brasil

    15/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre princípio exclusivo, a presença atípica. Cortella explica que um princípio exclusivo do Brasil 'é a ideia de fazer uma ponte entre dois momentos de parada do mundo do trabalho'

  • Em meio a dificuldade, a gente ainda alegra

    'Em meio a dificuldade, a gente ainda alegra'

    12/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre vitalidade multiplicada, a capacidade maravilhosa. Momentos em que a gente gostaria de estar comemorando, cantando, dançando. Ainda assim, a beleza não pode de modo algum se ausentar.

  • Ouvir com os olhos...a estética tem seus requisitos

    'Ouvir com os olhos...a estética tem seus requisitos'

    11/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre critério estético, a beleza requisitada. 'Na escrita, na fala, nós temos o que se chama de cacofonia, um vício de linguagem'. Evitar a cacofonia não é preciosismo.

  • A terceira margem do rio, vendo além do sistema binário

    A terceira margem do rio, vendo além do sistema binário

    10/02/2021 Duración: 06min

    Inspirado em um dos textos mais importantes de Guimarães Rosa, Cortella fala sobre a relevância da reflexão na sociedade e nas redes sociais. Ele destaca que a nova rede social Clubhouse tem o poder de seduzir potenciais usuários. Seria a nova área vip do mundo virtual?

  • Todo efeito tem uma causa é preciso identificar a fonte

    'Todo efeito tem uma causa; é preciso identificar a fonte'

    10/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre fonte precisa, a origem necessária. ‘Tudo que é bondoso tem autoria. Tudo que é danoso também tem autoria’. Cortella acrescenta que 'é preciso identificar a fonte na qual se origina aquilo que costuma fazer com que uma sociedade fique indefesa, uma comunidade fique fragilizada, uma família fique desamparada'.

  • O poder exige parcimônia e generosidade

    'O poder exige parcimônia e generosidade'

    09/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre percurso recíproco, a advertência constante. Ele explica que o poder exige parcimônia para não se exorbitar e generosidade no uso para colocá-lo, de fato, como um serviço.

  • A decência cívica e o patriotismo autêntico

    A decência cívica e o patriotismo autêntico

    08/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre imperativo ético, a ação honrosa. Ele destaca que estamos vivendo momentos sérios, extremamente agudos, que exigem a capacidade de cuidar da integridade das pessoas, das estruturas e das instituições. 'É a hora de mostrar, de fato, quem tem decência cívica'.

  • A ponderação para combater a brutalidade das nossas próprias ideias

    A ponderação para combater a brutalidade das nossas próprias ideias

    05/02/2021 Duración: 02min

    Você sabe o que é noção parcial ou critério relativo? É aquela necessidade que temos de fazer com que a pessoa deixe de agir como age. Cortella explica que essa noção é muito perigosa. 'Quando a gente é capaz de um ato inteligente de colocar sob análise crítica nossas próprias ideias, reduzimos a brutalidade que, vez ou outra, vem à tona'.

  • Mas que gigante é esse, afinal?

    Mas que gigante é esse, afinal?

    04/02/2021 Duración: 02min

    Visão dramática, que história é essa? Será que cabem otimismo e capacidade de cuidar do coletivo neste momento de nossas vidas? Cortella cita educador paulista Lourenço Filho que, em obra da década de 1920, escreveu: 'o Brasil não é o gigante que dorme, mas um gigante com sistema nervoso incompleto. Um grande corpo capaz de destruir-se a si mesmo'.

  • Qual é o nosso limite?

    Qual é o nosso limite?

    03/02/2021 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre fronteira evidente, o horizonte visível. Ele faz uma análise sobre a situação atual, em meio a pandemia. 'A ideia do basta'. Há limites?

página 1 de 20