Política

Informações:

Sinopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodios

  • Polícia Federal pode investigar médico de Bolsonaro; ele teria sido funcionário fantasma na Apex

    18/04/2024 Duración: 06min

    Em 'Conversa de Bastidor', Bela Megale apurou que o médico da Presidência da República na gestão de Jair Bolsonaro, Ricardo Camarinha, pode ser investigado pela PF. De acordo com funcionários da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o médico era funcionário fantasma, pois recebia o salário de R$ 36,8 mil sem aparecer para trabalhar na agência. Ouça e saiba mais!

  • Haddad vê que projetos não andam sem ele e volta de G20 para SOS à articulação política

    18/04/2024 Duración: 45min

    Em meio a impasse entre Lira e governo, a comentarista Vera Magalhães analisa retorno antes da hora do ministro ao Brasil, reforça dificuldade do governo de cumprir metas fiscais e relembra crise de credibilidade do próprio Haddad: 'Ele tem que ajudar no Congresso, mas tem de restabelecer a confiança na sua própria política para que ele mesmo não passe a ser alvo de desgaste'. O Viva Voz desta quinta-feira (18) recebeu ainda a repórter Janaína Figueiredo, do jornal O Globo, para falar sobre a visita de Lula à Colômbia e a irritação do brasileiro com regime venezuelano de Nicolás Maduro.

  • Aprovação da PEC que aumenta salário de juízes terá um impacto preocupante no Orçamento

    18/04/2024 Duración: 06min

    Em 'Tudo é Política', Maria Cristina Fernandes comenta a PEC aprovada pela CCJ do Senado para que juízes, procuradores, defensores públicos e delegados tenham um aumento de 5% a cada 5 anos de trabalho, causando um impacto de até R$ 42 bilhões no Orçamente. A comentarista destaca que, caso a medida seja aprovada no plenário da Casa, aumentará ainda mais a desigualdade no funcionalismo público. Ouça e saiba mais!

  • 'Governo tem evitado vetar totalmente dispositivos aprovados pelo Congresso'

    18/04/2024 Duración: 06min

    Vera Magalhães fala sobre votação dos vetos presidenciais pelo Congresso, com destaque para 32 vetos em pauta. Ela analisa questão das saídas temporárias de presos e do veto de 5,6 bilhões em emendas parlamentares no orçamento. Ouça e entenda.

  • Lira ameaça instalar CPIs para retaliar governo

    18/04/2024 Duración: 05min

    O comentarista Bernardo Mello Franco analisa como possível abertura de comissões parlamentares de inquérito pelo Congresso é uma resposta à derrota do presidente da Câmara sobre a tentativa de derrubar prisão do deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco: 'Quando o Arthur Lira se irrita, ele costuma despejar a sua ira sobre o governo ou sobre o Poder Judiciário. Dessa vez, é sobre o Palácio do Planalto'. O jornalista ressalta que a comissão proposta por bolsonaristas para tentar enquadrar STF por suposto abuso de poder pode gerar um desgaste maior ao governo, principalmente em ano eleitoral.

  • Desarmonia reina entre os Três Poderes: ‘brigam entre si, brigam internamente’

    18/04/2024 Duración: 04min

    Merval Pereira faz uma análise sobre a desarmonia entre os Três Poderes. Comentarista destaca que está difícil chegar a um acordo que permita ao país se desenvolver com calma. ‘Estamos numa vibe de agressão, disputas. Assim, o país não vai para frente’.

  • 'Lira quer impedir que a narrativa de derrota o enfraqueça'

    18/04/2024 Duración: 08min

    Malu Gaspar discute os bastidores do embate político entre Arthur Lira, o governo federal e o Judiciário, destacando a estratégia do presidente da Câmara em evitar confrontos com o Judiciário para preservar sua relevância política e manter o controle da Casa. Ouça e saiba mais.

  • 'Salomão colocou uma pá de cal na pretensão de um dia ocupar cadeira no Supremo'

    18/04/2024 Duración: 08min

    Wálter Maierovitch faz uma análise da discordância entre o CNJ, que decidiu por maioria derrubar os afastamentos dos juízes Gabriela Hart e Danilo Pereira da Lava-jato, e o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luiz Felipe Salomão, que tinha determinado antes o afastamento de ambos. “Salomão empolgou-se com a estrela de xerife. O ministro esqueceu-se da jurisprudência do Supremo, não pode se afastar por decisão monocrática”.

  • Moraes sente pressão e, do nada, vai ao Congresso entender grau de irritação contra ele

    17/04/2024 Duración: 42min

    Vera Magalhães repercutiu a visita do ministro Alexandre de Moraes ao Congresso um dia após o Senado aprovar PEC da Drogas, que vai na contramão do que julgava o STF. A comentarista analisa como ele 'passou do senhor democracia e aquele que salvou a democracia' para 'alguém que está colocando em risco a institucionalidade e a divisão entre os poderes'. A jornalista ainda brinca com a possível surpresa dos parlamentares: "Imagino ele aparecer lá e começar no grupo dos deputados: 'Você não sabe quem está aqui'. Deve ter tido gente se escondendo, fechou o gabinete: 'O que ele veio fazer aqui? Veio prender alguém?''

  • Como recentes embates políticos entre decisões do Executivo e do Legislativo impactam cidadãos

    17/04/2024 Duración: 10min

    Maria Cristina Fernandes faz análise sobre o embate político entre o Senado e o Supremo Tribunal Federal, destacando a tensão entre os poderes e suas repercussões na economia e nas políticas públicas do Brasil. Ouça e entenda.

  • Demissão de primo de Lira deve levar a retaliações ao governo Lula na Câmara

    17/04/2024 Duración: 10min

    Wilson César de Lira Santos, primo do presidente da Câmara, era superintendente regional do Incra em Alagoas. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nega envolvimento na demissão. No Viva Voz, Vera Magalhães explica como a decisão pode complicar ainda mais a relação entre a gestão Lula e o Congresso.

  • 'Parece que está muito claro que o corregedor Salomão exagerou nas tintas'

    17/04/2024 Duración: 07min

    Merval Pereira faz uma análise da decisão do CNJ que derrubou o afastamento de Gabriela Hardt e Danilo Pereira Junior, juízes ligados à Lava-jato. Na segunda-feira, ambos tinham sido afastados das funções pelo corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão. Comentarista destaca que o que está acontecendo agora é uma tentativa de vingança e a briga vai continuar. ‘Essa disputa no Judiciário pela Lava-jato é uma coisa que está clara há muito tempo’.

  • Direita se reúne para falar sobre união nas eleições de 2026

    17/04/2024 Duración: 03min

    Lauro Jardim fala sobre encontro entre lideranças da direita brasileira com o objetivo de discutir as eleições de 2026. Governadores, senadores e representantes políticos buscam união, reconhecendo a importância da coesão do grupo contra candidaturas de esquerda, especialmente a possível reeleição de Lula. Ouça.

  • ‘O jogo virou, mas até que ponto?’

    17/04/2024 Duración: 07min

    Andreia Sadi faz uma análise da decisão do Conselho Nacional de Justiça que derrubou o afastamento de Gabriela Hardt e Danilo Pereira Junior, juízes ligados à Lava-jato. Na segunda-feira, ambos tinham sido afastados das funções pelo corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão. Na decisão, no entanto, o CNJ manteve o afastamento de dois desembargadores. Comentarista destaca que Salomão sempre foi um crítico da maneira como a Lava-jato foi conduzida. Já Barroso apoiava medias da operação. Sadi destaca que ‘tudo o que envolve a Lava-jato já está em um ambiente contaminado. Dividiu o país’.

  • Dobradinha de Flávio Bolsonaro com Marcos do Val, Lava Jato e Ramagem

    16/04/2024 Duración: 07min

    Bela Megale comenta os principais fatos da política, como a recente situação envolvendo Flávio Bolsonaro. "Na verdade, ele está pegando carona em uma iniciativa do Marcos do Val na tentativa de impor uma derrota ao ministro Alexandre de Moraes, que é o algoz do pai dele e do bolsonarismo."

  • Início de operações do MP contra facção 'tende a se transformar em efeito dominó'

    16/04/2024 Duración: 45min

    Vera Magalhães repercute a operação do Ministério Público que teve como alvo esquemas do PCC para fraudar licitações de serviços públicos em cidades de São Paulo. A operação resultou na prisão de 13 pessoas, dentre elas, três vereadores. 'O início dessas operações tende a se transformar num efeito dominó. A gente vai ver, eventualmente, delações', afirma. Saiba mais sobre esse e outros assuntos políticos no Viva Voz!

  • 'Foi uma nota cautelosa de que o Brasil via com muita preocupação com esse ataque'

    16/04/2024 Duración: 08min

    Em 'Tudo é política', Maria Cristina Fernandes comenta o plano de estratégia da diplomacia brasileira para amenizar a tensão entre Israel e Hamas, com destaque à reação recente do Irã a um ataque israelense contra a embaixada iraniana. Ouça e saiba mais!

  • 'Política está caminhando para um processo perigoso de infiltração do crime organizado'

    16/04/2024 Duración: 08min

    O MP de São Paulo deflagrou uma nova operação, nesta terça-feira, com foco na relação entre o PCC e contratos públicos. Até o momento, 13 pessoas foram presas, sendo três vereadores. No Viva Voz, Vera Magalhães fala sobre a necessidade de 'mexer nessa ferida'. Ela ressalta ainda como as investigações revelam o espalhamento generalizado do crime na política, já que envolvem políticos de diferentes partidos.

  • PEC das drogas: 'solução errada para problema que está sendo abordado de forma populista'

    16/04/2024 Duración: 06min

    Bernardo Mello Franco comenta sobre provável aprovação da PEC das drogas no Senado, destacando uma ofensiva conservadora do Congresso contra o Supremo Tribunal Federal. Ele expressa preocupação com o populismo penal, alertando que a criminalização generalizada pode agravar os problemas do sistema carcerário e facilitar o recrutamento pelo crime organizado.

  • 'Haddad sofre com a falta de apoio permanente do PT em medidas necessárias’

    16/04/2024 Duración: 07min

    Merval Pereira faz uma análise das posturas do ministro Fernando Haddad quando se pensa nas condutas junto ao Congresso e a avaliação que ele recebe dentro do PT. ‘Haddad não é um petista de raiz, mas é um petista importante há muito tempo. Nos governos do PT ele tem tido posições relevantes sempre’. Comentarista destaca que isso provoca em alas do PT ressentimentos, invejas, ciúmes. ‘Tudo indica que ele é favorito para ser candidato do PT, se Lula não quiser a reeleição. Tudo isso faz com que ele tenha problemas internos'.

página 1 de 3