Sinopsis
Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira
Episodios
-
Governo precisa jogar afinado com Judiciário em questão das redes sociais
09/01/2025 Duración: 43minO presidente Lula criticou, nesta quinta-feira (9), a nova medida da Meta de encerrar a checagem de publicações. Vera Magalhães analisa o quadro e defende que, neste caso, o governo "parece coberto de razão" e deve "jogar afinado com o Judiciário nessa matéria". "Parece totalmente despropositada a ideia de que uma empresa possa se sobrepor às leis do país."
-
Debate sobre a mudança das regras de aposentadoria dos militares causa alvoroço
09/01/2025 Duración: 06minBela Megale destaca o debate sobre as mudanças das regras de aposentadoria dos militares. A comentarista também pontua a entrada de Celso Sanchez Vilardi na equipe de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, além da troca na Secretaria de Comunicação do governo federal. Nesta quinta-feira (9), um nome de longa data foi desligado da assessoria de imprensa do presidente Lula. 'A demissão do Chrispiniano é muito simbólica, porque mostra que Lula está cumprindo a palavra que deu a Sidônio'.
-
Redes sociais: governo se junta a preocupação que já era do Judiciário
09/01/2025 Duración: 09minO presidente Lula criticou, nesta quinta-feira (9), a nova medida da Meta de encerrar a checagem de publicações e organiza para hoje uma reunião no governo para discutir a decisão da Meta. Vera Magalhães o quadro e possíveis atuações do governo, do Congresso e também do STF.
-
'Redes sociais transformam mentira em dinheiro e influenciam a política'
09/01/2025 Duración: 05minBernardo Mello Franco analisa a decisão da Meta de encerrar programas de checagem, impactos no mundo e questões políticas envolvendo as redes sociais. Além de "transformar mentiras em dinheiro", o comentarista defende que donos das redes sociais "têm um poder inédito" que "usam ativamente para influenciar a política e fazer negócios": "Está mais do que claro que essas empresas estão alinhadas à extrema-direita.
-
‘Tom de disputa política estava presente permanentemente’ em atos do 8 de janeiro
09/01/2025 Duración: 05minMerval Pereira faz um balanço dos atos de 8 de janeiro. ‘A festa foi muito mais do PT e de aliados do que do povo brasileiro’. Comentarista destaca que, realmente, Lula teve a intenção de fazer um movimento político.
-
'Conseguimos preservar a nossa Constituição democrática e republicana'
09/01/2025 Duración: 04minWálter Maierovitch comenta o ato que relembrou os dois anos do dia 8 de janeiro de 2022. Ele aborda como é preciso relembrar, em relação a data, que foi uma tentativa de golpismo bolsonarista.
-
"'Amante da democracia': Lula faz comparação despropositada em ato sério"
08/01/2025 Duración: 39minVera Magalhães analisa o discurso de Lula no ato em memória dos dois anos dos ataques golpistas a sede dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2022. A comentarista critica uma comparação feita pelo presidente, em que diz que é "amante da democracia", já que os amantes seriam "mais apaixonados" do que os maridos.
-
"É um certo oportunismo Lula aproveitar a onda em torno de 'Ainda Estou Aqui' para discurso"
08/01/2025 Duración: 07minVera Magalhães analisa o discurso de Lula no ato em memória dos dois anos dos ataques golpistas a sede dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2022. A comentarista critica a menção direta ao filme e livro "Ainda Estou Aqui" pelo presidente e avalia outros momentos da fala.
-
'Lula errou ao usar o 8 de janeiro como uma atividade política'
08/01/2025 Duración: 06minMerval Pereira faz uma análise do discurso do presidente Lula na cerimônia do 8 de janeiro. ‘Usar o 8 de janeiro como uma referência a defesa da democracia, numa solenidade no Palácio do Planalto, eu acho tudo certo. O tom político da questão é que está errado’. Comentarista destaca que Lula errou ao usar a data como uma atividade política. ‘Houve um exagero e o presidente não deve seguir essa linha’. Merval ressalta que a primeira investida do novo chefe de comunicação do governo foi equivocada. Ele também falou sobre a fala improvisada de Lula sobre ser ‘amante da democracia’. Merval acrescenta que ‘Lula volta e meia tem arroubos machistas’.
-
Reforço da defesa dos indiciados no inquérito que apura a tentativa de golpe
08/01/2025 Duración: 05minLauro Jardim diz que o envolvidos no processo começam agora a procurar medalhões da advocacia pra defendê-los. No mês passado, o general Braga Netto contratou José Luis Oliveira Lima. Agora, é Bolsonaro que está levando o criminalista, um dos mais reputados do Brasil, Celso Vilardi para defendê-lo. E outros implicados no processo também procuram novos defensores.
-
Ministros tem avaliações distintas sobre evento que relembra atos golpistas de 8 de janeiro
07/01/2025 Duración: 06minBela Magale comenta a divergência entre ministros sobre o ato que marca dois anos dos ataques golpistas. Enquanto uma ala defende que o 8 de janeiro seja uma bandeira do governo Lula para destacar a resistência da democracia, outra prefere um evento mais protocolar.
-
‘Meta toma decisões perturbadoras e reação de Trump deixa pressão evidente’
07/01/2025 Duración: 44minVera Magalhães analisa anúncio da Meta sobre o encerramento do programa de checagem de fatos e a relação da nova política da big tech com as pressões de Donald Trump, prestes a iniciar novo governo nos Estados Unidos.
-
O que significa o anúncio da Meta de eliminação da checagem de fatos
07/01/2025 Duración: 08minApós diplomação de Donald Trump como presidente, a Meta anunciou nesta terça-feira (7) que seu programa de verificação de fatos será encerrado e que vai adotar o sistema de "notas de comunidade", como o utilizado pelo X de Elon Musk. Vera Magalhães analisa a decisão e seus efeitos.
-
'Ainda Estou Aqui' pode abrir portas para responsabilização por desaparecimentos na ditadura
07/01/2025 Duración: 07minBernardo Mello Franco fala sobre os efeitos do filme "Ainda Estou Aqui" nas questões brasileiras, e destaca uma votação no STF em que Flávio Dino citou o longa e propôs a tese de que os crimes de ocultação de cadáver, ou seja: aqueles que estão ligados à morte dos desaparecidos políticos, não sejam perdoados pela Lei da Anistia de 1979.
-
‘Juventude tem que ser informada sobre o perigo que é viver fora da democracia’
07/01/2025 Duración: 08minMerval Pereira faz uma reflexão sobre ‘Ainda Estou Aqui’. Comentarista destaca que um dos pontos mais importantes do filme é ensinar a história do Brasil para quem cresceu sem saber o que aconteceu antes. ‘Você não pode viver em um país que não tem memória’.
-
'Há grande probabilidade de Bolsonaro ser denunciado por trama golpista antes do carnaval'
06/01/2025 Duración: 34minVera Magalhães afirma que há "grande probabilidade" de que Jair Bolsonaro seja denunciado pela PGR pelo inquérito da trama golpista, tornado réu e julgado no decorrer deste ano de 2025. "Confirmei essa grande expectativa que existe, conversei com fontes na PF e no STF e a expectativa é que a denúncia do Gonet seja apresentada entre o fim desse ano e o início de fevereiro."
-
Os bastidores da reforma ministerial
06/01/2025 Duración: 08minApós o recesso de final de ano, o presidente Lula intensifica as conversas com ministros e aliados em torno da reforma ministerial, que deve começar ainda em janeiro. Vera Magalhães traz os bastidores.
-
'Democracia está firme nas raízes do eleitorado brasileiro'
06/01/2025 Duración: 05minMerval Pereira faz uma análise da percepção dos brasileiros com relação ao 8 de janeiro. Dois anos depois, pesquisa Quaest mostra que 86% dos brasileiros desaprovam as invasões golpistas. ‘Sinal de que as versões que tentaram minimizar o fato não convenceram’
-
Troca na Secom vai iniciar reforma ministerial do governo Lula
06/01/2025 Duración: 04minLauro Jardim diz que a reunião para sacramentar mudança ocorrerá ainda nesta semana, entre quarta e quinta-feira.
-
Como 'pré-candidatura' de Gusttavo Lima impacta planos da direita para 2026?
05/01/2025 Duración: 13minO cantor sertanejo afirmou, nesta semana, que vai concorrer à presidência da República nas próximas eleições. Em 'A Semana Política', Marco Ruediger analisa o impacto da declaração. Ouça!